sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Falta de estrutura em Suape


Falta muita estrutura em Suape. Infelizmente Pernambuco não está preparado para concentrar tantas empresas grandes em um polo industrial.

Em primeiro lugar, os acessos são péssimos. Demora-se, sem trânsito, 1 hora para se chegar do aeroporto do Recife a Suape. Isso sem trânsito, o que acontece entre às 22hrs e 6hrs da manhã.

No sentido aeroporto - Suape demora-se muito tempo em Prazeres. Muitos sinais de trânsito, muitos cruzamentos de vias, radar a 40 km/h e muitos buracos.

No sentido Suape - aeroporto, é ainda pior, principalmente após às 16:30. É caótico o trânsito que se acumula em frente à Vitarella, na BR 101. São muitos cruzamentos e entradas que param o trânsito. Muitos caminhões e ônibus que não respeitam a utilização da faixa da esquerda para ultrapassagens, e muito desrespeito às leis de trânsito. Perdem as empresas, perdem os trabalhadores, perde o Estado.

O serviço CELPE é uma vergonha. Os planos de expansão e de fornecimento de energia elétrica para as empresas são uma piada. A falta de energia nas empresas de Suape é constante. Algumas empresas já se reuniram, e conseguiram ser atendidas pelo Governador. Mas nada mudou. Falta investimento, falta planejamento, falta trabalho, falta vergonha na cara. Mas sobram lucros. Só uma ação judicial para que a Celpe possa, pelo menos, ressarcir as empresas dos constantes prejuízos causados pela má qualidade no serviço de fornecimento de energia elétrica.

A Compesa, apesar de não ser tão má quanto a Celpe, caminha no mesmo sentido. Empresas ficam 2 ou 3 dias sem nenhum abastecimento de água, e têm que se virar com tanques de armazenamento, para que a produção não seja prejudicada.

Pernambuco tem tudo para ser o maior polo industrial do Brasil. Mas muitas empresas já deixaram de se iludir, e reduziram ou cancelaram investimentos na região. Algumas estão retornando aos estados de origem ou investindo em outras unidades. Não dá para confiar, não dá para continuar acreditando em promessas.

2 comentários: